Projetos

Os Projetos de Extensão


No presente momento o Programa tem organizado atividades relacionadas a três projetos de extensão permanentes: Em Cine - Ciclo de Debates, Palco Acadêmico e Bancada de Informações.

Projeto Em Cine - Ciclo de Debates

Tem por objetivo utilizar a filmografia como instrumento facilitador do debate de temas em estudo no Programa. No ano de 2003 a temática em destaque foi o exercício da parentalidade. Nos anos seguintes o projeto ampliou seu campo temático priorizando conteúdos teóricos relacionados à Psicologia Jurídica, dentre eles os relacionamentos familiares e os direitos de crianças e adolescentes. A cada evento mensal uma obra cinematográfica é apresentada com posterior debate, coordenado por um profissional especializado. As sessões ocorrem na última 4ª feira do mês, no horário de 17:30 às 20:30h, com entrada franca. Além disso, o projeto é responsável pela produção e atualização de duas listagens de filmes que abordam o tema dos relacionamentos familiares.


Projeto Palco Acadêmico

O Projeto Palco Acadêmico foi desenvolvido no ano de 2004 pelo Programa Pró-Adolescente, a partir de uma experiência com o uso do teatro em um curso de extensão promovido pelo Programa em 2003. O objetivo principal desse projeto é o de propiciar o debate acadêmico a partir de peças teatrais que são produzidas e encenadas pelos integrantes do Palco Acadêmico. O enredo das peças apresentadas é baseado em pesquisas realizadas pelo Grupo Parentalidade, do Instituto de Psicologia da UERJ, com o qual o Projeto Palco Acadêmico mantém parceria. As apresentações das peças são feitas em congressos, seminários e cursos, visando à discussão de tema específico. Após as apresentações, o grupo que compõe o projeto realiza um debate com a platéia sobre o assunto exposto. 

Mídia online

  . Trailer da peça "Depois que meus pais se separaram...

  . Matéria do Jornal Futura, apresentação no CAP_UERJ


Projeto Bancada de Informações

O projeto Bancada de Informações, iniciado no final de 2001, tem como objetivo disponibilizar ao público material bibliográfico sobre direitos de crianças e adolescentes, direitos humanos, violência, sexualidade, educação, uso de drogas, Psicologia Jurídica, entre outros. O público interessado pode ter acesso a um acervo de livros e outro de produções acadêmicas, além de dois clippings e um acervo de artigos acadêmicos, dentre outros materiais. 

 Catálogo para consulta

   . Livros - ordem alfabética . ordem numérica 

   . Produções Acadêmicas  

   . Clippings (Catálogo)
   - Clippings A 
   - Clippings B parte1 / parte 2              
   - Clippings C
   - Clippings D
   - Clippings E
   - Clippings F
   - Clippings G
   - Clippings H
   - Clippings I

   . Clipping guarda compartilhada

   . Artigos 

   . Revistas  









Nenhum comentário:

Postar um comentário